“O corpo humano somente será compreendido se percebido como uma expressão da alma e do espírito. Se for visto somente como corpo físico, ele permanecerá incompreensível”
Rudolf Steiner
Os benefícios e a efetividade da fisioterapia na prevenção, tratamento e reabilitação de disfunções dos sistemas musculoesquelético e neurossensorial são amplamente reconhecidos pela comunidade científica e as intervenções dessa profissão vem se tornando essenciais no cuidado multiprofissional em saúde.
O conhecimento pleno da anatomia, fisiologia e das variáveis biomecânicas aplicadas ao movimento humano constituem pilares centrais da atuação do profissional da Fisioterapia. A experiência clínica aliada à continua atualização científica, possibilitam que a conduta terapêutica garanta ao paciente os resultados esperados.
Na TECER Fisioterapia, além da experiência e do profundo conhecimento biomecânico dos profissionais, a abordagem é ampliada pela imagem do ser humano de acordo com a antroposofia aplicada à saúde. Nessa perspectiva, o corpo físico é compreendido como inseparável do ser humano completo, portador também de alma (vida anímica, sentimentos, emoções) e espírito (vida de pensamentos e individualidade).
A individualização da abordagem fisioterápica é a marca principal do trabalho na TECER. Tudo começa com ouvir cuidadosamente a história do paciente e conhecer sua saúde. Depois, aprofunda-se no contexto do problema principal, mas sempre mantendo o olhar ampliado.
Em resumo, a TECER considera cada indivíduo como único, com suas formas de adoecimento e recuperação próprios. A abordagem fisioterápica ampliada pela antroposofia considera a pessoa em sua singularidade e em suas múltiplas dimensionalidades. Assim, os efeitos dos tratamentos e intervenções alcançam um resultado também mais ampliado e personalizado.